Apresentação


apresentacao
HISTÓRICO

A Colege Arte é uma entidade privada, sediada na cidade de Belo Horizonte / MG, que ministra cursos de nível médio em pintura, escultura e artesanato, dentre outros, e realiza Workshops, Palestras e Oficinas de Arte, visando também a ações culturais de caráter social.

Criou e organizou, em 1996, a FENART (Feira Nacional de Artes do Triângulo) e, há mais de 18 (dezoito) anos, promove o “Circuito Internacional de Arte Brasileira”, um importante movimento cultural de nosso país que tem levado os trabalhos de vários artistas brasileiros à apreciação do público e da crítica de inúmeras outras nações.

Cada mostra internacional conta com o apoio institucional do setor cultural da Embaixada do Brasil nos países que sediam o evento e também do MRE (Ministério das Relações Exteriores) em Brasília.

A planilha de custos é criteriosamente elaborada pela equipe organizadora do circuito, e os custos são rateados entre os participantes.

Dentre os artistas selecionados, pelo conselho curador e/ou pelas Secretarias Municipais de Cultura para representar seus estados, existem aqueles que, embora não possam arcar com qualquer custo, participam da mesma forma que os outros. Nesses casos, os artistas contribuem dedicando seu talento e parte do seu tempo ao Núcleo de voluntários, criado e coordenado pela Colege Arte. É através desse trabalho voluntário que levamos a arte aos lares de idosos, aos portadores de síndromes e de HIV e aos meninos de rua, por exemplo.

As exposições, no exterior são legalizadas pela 13ª Superintendência Regional do IPHAN, Receita Federal (DSE – Confins BH), e por processos aduaneiros de permanência nos países sede da mostra.

Através do Circuito Internacional de Arte Brasileira, temos dado oportunidade real a muitos talentos da arte popular contemporânea, no Brasil, talentos estes que, até então, viviam em pleno anonimato. Hoje, muitos dos artistas lançados pela Colege Arte já conseguem fazer de seu trabalho a principal fonte de renda familiar, comercializando diretamente suas obras, inclusive, no exterior.

Nosso trabalho é nosso maior orgulho e o testemunho entusiasmado de cada artista é o nosso maior patrimônio, nosso imensurável tesouro.

EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS

A Colege Arte, organizadora do Circuito Internacional de Arte Brasileira (CIAB) desde sua primeira edição, tem agregado prestígio e reconhecimento em vários países da Europa, Ásia e América Central, tais como: Inglaterra, Espanha, Portugal, Áustria, Grécia, França, Itália, China, Tailândia, República Tcheca, Eslováquia, Republica Dominicana, Trinidad e Tobago, dentre outros. Integra-se também aos países do MercoSul e a projetos de realização da exposição nos países que compõem a CPLP (Comissão Parlamentar dos Países de Língua Portuguesa).

O objetivo da Colege Arte é identificar, selecionar e divulgar a riqueza e a diversidade da produção artística nacional, numa mostra itinerante de artistas brasileiros, selecionados por uma equipe de curadores em parceria com as Secretarias de Cultura dos Municípios participantes.

O "Circuito" encerra seu ciclo ao voltar ao Brasil, quando são realizados eventos em grandes museus nacionais, como MASP ( Museu de Arte de São Paulo), MAP (Museu de Arte da Pampulha – Belo Horizonte / MG ) e MNBA (Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro), ou, ainda, em Exposições Nacionais de grande visitação pública.

O produto artístico que integra a mostra, realizada duas vezes por ano, compõe-se de obras de pintura em tela, aquarela, desenhos, fotografias, colagens, esculturas, dentre outros trabalhos. Abrindo possibilidades, valorizando o poder de revelação da arte intimamente ligada à cultura da sociedade que a produz, o Circuito Internacional de Arte Brasileira vem dando a artistas das diversas regiões do país a oportunidade inédita de terem seus trabalhos expostos em países de todo o mundo.

É fundamental ressaltar que as exposições no exterior são realizadas de forma absolutamente legal, por meio dos controles efetivados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pela Secretaria da Receita Federal, e de processos aduaneiros de permanência temporária das obras no país sede da mostra. Posteriormente, todo o material retorna ao território brasileiro e é devolvido a seus donos, os artistas.

Os custos de cada evento são rateados entre os participantes, que têm apoio adequado na capitação dos recursos essenciais para sua participação.

O Circuito Internacional de Arte Brasileira conta com o apoio institucional do Setor Cultural das Embaixadas Brasileiras nos países sede da mostra e do Ministério das Relações Exteriores – Brasília, e é amplamente divulgado, nos locais em que ocorre, por meio de jornais, emissoras de rádio e televisão, revistas, cartazes, convites, banners, folders etc.

Onde estamos

  •   Rua Nova Era, n.º 499 - Bairro Sion
    BH / MG - CEP.: 30.315-380
  •  +55 (31) 3234 1280
  •  +55 (31) 3234 1280
  • contato@colegearte.com.br

Conheça nos

A Colege Arte é uma entidade privada, sediada na cidade de Belo Horizonte / MG, que ministra cursos de nível médio em pintura, escultura e artesanato, dentre outros, e realiza Workshops, Palestras e Oficinas de Arte, visando também a ações culturais de caráter social.


Saiba mais